Osaka despacha Keys e marca duelo com o seu ídolo na final do US Open

Por José Morgado - Setembro 7, 2018

Naomi Osaka, de 20 anos, deu esta quinta-feira sequência ao conto de fadas que está a ser o seu US Open e qualificou-se para a sua primeira final de Grand Slam da carreira, às custas de uma exibição arrasadora diante da norte-americana Madison Keys, finalista deste torneio no ano passado.

Calma, consistente e acima de tudo muito melhor nos pontos importantes — parecendo ela a jogadora mais experiente em court — a japonesa desmantelou o ténis poderoso de Keys e triunfou por 6-2 e 6-4, vencendo 11 dos últimos 15 jogos do encontro, naquele que foi seu primeiro triunfo em quatro tentativas face à rival da casa.

Para Osaka, na sua primeira final de Grand Slam da carreira, segue-se a jogadora que sempre foi o seu ídolo e a principal razão por ter começado a jogar ténis ainda muito jovem: Serena Williams, de 37 anos, que venceu de forma igualmente fácil na outra meia-final.

Osaka lidera o confronto direto diante de Serena por 1-0, tendo batido facilmente a norte-americana na primeira ronda de Miami, este ano: 6-3 e 6-2.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com