Brasil tem adversário definido nos play-offs da BJK Cup

Por Bruno da Silva - Maio 24, 2023
brasil bjk cup
André Gemmer/Green Films/CBT

Em sorteio realizado nesta quarta-feira (24), o Brasil conheceu o seu rival nos play-offs da Billie Jean King Cup, que acontecem entre 10 e 12 de novembro. As brasileiras vão enfrentar a Coreia do Sul e poderão escolher onde o confronto vai acontecer.

As brasileiras foram derrotadas nos qualifiers da BJK Cup Finals para a Alemanha em abril. Assim, vão disputar com a Coreia do Sul uma vaga para voltar para esta mesma fase em 2024.

Leia também:

[VÍDEO] Fucsovics critica atitude de Baez: “Gritando como uma put*”
Estreia de Rafael Nadal em Roland Garros completa 18 anos; relembre a campanha
Halep acusa ITIA de adiar audiência: “Quando é que isso vai parar?”

As sul-coreanas ficaram em segundo no Zonal da Ásia e Oceania, que ainda tinha Japão, China, Índia, Tailândia e Uzbequistão. As melhores tenistas do país no ranking de simples atualmente são Su-jeong Jang (116ª) e Na-lae Han (170ª), as únicas no top 400 da WTA.

Análise do sorteio

Será a primeira vez que as duas nações se enfrentam. Por isso, o país mandante foi escolhido por sorteio. Para a capitã Roberta Burzagli, o sorteio foi positivo para o Brasil. “Dentre as opções que tínhamos, a Coreia do Sul foi uma boa alternativa para a gente. Conheço bem a número 1, Su Jeong Jang, e a número 3, Schyun Park, já treinei as duas. São jogadoras de quadra rápida e bastante agressivas. E o fato de jogarmos em casa, podendo escolher o piso e o local também é bastante positivo”, afirmou.

O Brasil volta a jogar diante de sua torcida após três anos (o último foi em 2020 contra a Alemanha). “Vai ser muito bom ser no Brasil, já que os últimos confrontos foram fora de casa. Faz muito tempo que não temos uma Billie Jean King Cup aqui”, disse a capitã.

Rafael Westrupp, presidente da CBT, também comemorou o confronto em casa. “Fiquei feliz pelo sorteio nos dar a chance de competirmos em casa. Nosso time está há um bom tempo viajando pelo mundo, enfrentando outras seleções, e finalmente terá a merecida oportunidade de jogar com o apoio da nossa torcida. Vamos agora aguardar as especificações técnicas sugeridas pela nossa capitã para então buscarmos o melhor local para os jogos”, ressaltou.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.