Alcaraz, Medvedev e Djokovic: o que nunca tinha acontecido na história do ténis

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 12, 2022

Sim, já todos sabem que Carlos Alcaraz é o novo número um do Mundo e o mais jovem de sempre. Um feito impressionante, alcançado ainda com vários meses de margem, depois de o espanhol de 19 anos ter conquistado o US Open na sequência de 23h39 em court durante duas semanas. Mas há um outro dado muito curioso, tendo em conta que se trata de algo inédito na história do ténis.

Ora, esta temporada, também Novak Djokovic Daniil Medvedev já estiveram sentados no trono do ranking ATP, sendo que o sérvio nasceu em 1987, Medvedev em 1996 e Alcaraz em 2003. Pois bem, nunca tinha havido três tenistas nascidos em três décadas a ocuparem a liderança do ranking mundial na mesma temporada.

É a prova de que os mais velhos ainda estão na luta, enquanto a passagem de testemunho aconteceu mais rápido do que por ventura se espera com Alcaraz.

Carlitos não é futuro, é presente: Alcaraz faz história com conquista do US Open e é n.º 1 do Mundo

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt