Rune interrompe série de vitórias de Borges no México com vitória clara

Por José Morgado - Março 2, 2023
Nuno-Borges

Nuno Borges, número um português e 85.º colocado do ranking ATP, foi derrotado na madrugada de quarta para quinta-feira na segunda ronda do ATP 500 de Acapulco, no México, vendo assim interrompida a sua série de seis vitórias consecutivas no país, que trazia de Monterrey, onde na semana passada venceu o título mais importante da sua carreira — um Challenger 125.

Num encontro em que esteve sempre longe do seu melhor e apresentou algumas dificuldades físicas — foi assistido ao joelho direito no segundo set –, Borges acabou derrotado pelo dinamarquês Holger Rune, número 10 do Mundo, por 6-0 e 6-2, em uma hora. O maiato de 26 anos nunca conseguiu encontrar forma de contrariar o dinamarquês de 19, que mostrou a razão pela qual já é top 10 em tão tenra idade. Esta foi a derrota mais pesada (em número de jogos ganhos) da carreira de Borges e quarta vez no circuito profissional em que perdeu um set por 6-0.

Rune vai defrontar o italiano Matteo Berrettini nos quartos-de-final de sexta-feira, ao passo que Borges sai de Acapulco com mais 45 pontos, 30 mil dólares e a quase garantia de estreia no top 80 ATP. Segue para Indian Wells, onde fará na próxima semana a sua estreia em torneios Masters 1000. Será um dos principais cabeças-de-série da fase de qualificação no deserto da Califórnia.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt