Pegula resiste a montanha russa com 19 breaks e bate Swiatek rumo à final de Montreal

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 12, 2023

Mas o que é que está a acontecer em Montreal? Depois de uma louca batalha entre Elena Rybakina Daria Kasatkina, que teve 20 (!) quebras de serviço e uma série de voltas e reviravoltas, Iga Swiatek Jessica Pegula não se quiseram ficar atrás e protagonizaram uma montanha russa com contornos surreais nas meias-finais do WTA 1000 canadiano.

Pegula, terceira do ranking WTA, resistiu em cerca de 2h30, com os parciais 6-2, 6-7(4) e 6-4, num encontro que teve de tudo, com grande destaque para as 19 quebras de serviço. A norte-americana foi a responsável por 11, um dado impressionante contra a número um do Mundo, sendo que Pegula chegou a servir para fechar o encontro a 5-4 no segundo set. Iga aguentou-se para levar a decisão para uma terceira partida, onde parecia ter tudo controlado.

É que Swiatek abriu uma vantagem natural de 4-2 e teoricamente já não havia volta a dar. Mas não neste encontro louco. Pegula não se fez rogado e ganhou quatro jogos consecutivos para selar uma vitória espetacular que a deixa na final de um WTA 1000 pela terceira vez na carreira. Agora vai à procura do seu segundo título nesta categoria e terceiro no geral, sendo que no encontro decisivo irá defrontar Elena Rybakina ou Liudmila Samsonova.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt