Medvedev é o segundo dos anos 90 a vencer um Grand Slam: circuito feminino é outro mundo

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 13, 2021
medvedev-usopen-campeao

Novak Djokovic fala numa passagem de testemunho que começou a acontecer no US Open do ano passado, quando Dominic Thiem foi campeão, e a verdade é que os números dão ares exatamente disso mesmo. Sabia que Daniil Medvedev, o novo campeão de Flushing Meadows, se tornou apenas no segundo jogador nascido depois de 1989 a conquistar um título do Grand Slam? O outro foi Thiem, o que mostra bem como esses troféus estavam muito difíceis de erguer para a nova geração.

Logo aí está um dado curioso. Mas outro ainda mais interessante é a comparação que podemos traçar com o circuito feminino, onde a história é muito diferente. É que já se contam 14 mulheres nascidas depois dos anos 90 a saírem por cima de Majors, com Emma Raducanu a ser, naturalmente, a mais recente. A ela juntam-se Petra Kvitova, Victoria Azarenka, Garbiñe Muguruza, Jelena Ostapenko, Sloane Stephens, Caroline Wozniacki, Simona Halep, Naomi Osaka, Ash Barty, Bianca Andreescu, Sofia Kenin, Iga Swiatek e Barbora Krejcikova.

Será que vai haver homens a juntarem-se a este grupo já no Australian Open? Nomes como Alexander Zverev ou Stefanos Tsitsipas estão cheios de vontade de se juntarem ao clube…

Pedro Gonçalo Pinto