Como ficava o ranking misto se contasse apenas… o prize money
Já imaginou se o ranking fosse estabelecido pelo prize money conquistado nos diversos torneios? E se se juntasse a classificação masculina com a feminina? Pois bem, essas contas foram feitas e aqui as partilhamos, com alguns dados que merecem análise. Ainda assim, é sempre importante referir que a ATP não revelou quanto os melhores jogadores receberam de prémio em 2023, algo que mudaria significativamente a tabela apresentada.
Ora, Novak Djokovic mantém-se no topo absoluto, com uma vantagem clara (15,95 milhões) face a Carlos Alcaraz (10,75). É depois desta dupla que surge a primeira representante WTA, no caso a inevitável Iga Swiatek, com 9,86, pouco à frente de Daniil Medvedev e Jannik Sinner. Seguem-se Aryna Sabalenka, Coco Gauff e Jessica Pegula, com Andrey Rublev a fechar o top 10.
Quer isso dizer que há tantos homens como mulheres nesse top 10 de ranking embora, como já fizemos referência, tudo isto fosse diferente se juntássemos os valores recebidos do ‘Bonus Pool’ do circuito ATP.