Alcaraz desiste no tiebreak do 2.º set e Rune passa às maiores ‘meias’ da carreira em Paris

Por José Morgado - Novembro 4, 2022
rune-alcaraz

Holger Rune, jovem dinamarquês que tem sido uma das grandes figuras do ténis nos últimos meses, garantiu esta sexta-feira a qualificação para a sua primeira meia-final de um torneio Masters 1000 — e por isso a mais importante da sua carreira — ao atingir o top 4 em Paris com um triunfo sobre o seu amigo e contemporâneo desde os tempos de sub-12 e sub-14 Carlos Alcaraz, número um do Mundo.

Num duelo entre os dois melhores ‘teenagers’ do Mundo, nascidos com apenas seis dias de diferença em 2003 (têm 19 anos), Rune, número 18 ATP, derrotou Alcaraz, líder mundial, por 6-3, 6-6 (3-1) e desistência, com o espanhol a surpreender com um abandono em pleno tiebreak, depois de ter sido assistido a uma lesão abdominal cerca de cinco minutos antes. Com as ATP Finals a pouco mais de uma semana de distância, o tenista de Múrcia não deverá ter querido arriscar as suas chances…

Já Rune reencontra no sábado o canadiano Felix Auger-Aliassime, oitavo ATP e com quem perdeu a final de Basileia no passado domingo.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt