CHOQUE! Wild brilha e abate Medvedev numa surpresa monumental em Roland Garros

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 30, 2023

ACONTECEU MESMO! Thiago Seyboth Wild, qualifier brasileiro que ocupa o 172.º lugar do ranking ATP, provocou uma surpresa monumental em Roland Garros, ao eliminar Daniil Medvedev na primeira ronda. O russo, número dois do Mundo, chegava a Paris motivado pelo título no Masters 1000 de Roma, mas o tenista canarinho disparou 69 winners e brilhou para alcançar um triunfo que tem tanto de sensacional como de chocante.

Ao cabo de mais de quatro horas, Wild resistiu com os parciais 7-6(5), 6-7(6), 2-6, 6-3 e 6-4, lançando ainda mais dúvida sobre o que irá acontecer na metade inferior do quadro principal masculino de Roland Garros. Certo é que o brasileiro fez o povo canarinho rejubilar como há muito não acontecia num palco sagrado como o do Grand Slam parisiense e rapidamente puxou o público para o seu lado, com um ténis muito ofensivo.

A verdade é que rapidamente se percebeu que o encontro podia tornar-se perigoso para Medvedev. O russo até entrou melhor e fez o 2-0, mas Wild anulou rapidamente a desvantagem e, daí para a frente, foi ele quem ameaçou na primeira partida. A diferença só voltou a ser feita no tie-break, então com o brasileiro a superiorizar-se. Chegado o segundo parcial, Wild manteve a consistência e ninguém cedeu antes de novo desempate: aí, parecia que o canarinho tinha cometido um erro fatal, ao deixar um 6-4 transformar-se em 6-8.

Medvedev embalou e resolveu o terceiro set de forma natural, mas Wild cerrou os dentes, não deixou de lutar e lançou o caos. O antigo campeão júnior do US Open quebrou de entrada e até viu o russo fazer o 2-3… apenas para somar novo break e já não olhar para trás, forçando mesmo o quinto set. E aí é que começou realmente a loucura a sério. Wild fez 2-0 e Medvedev quebrou de volta para 2-2, iniciando aí uma série de quatro breaks seguidos, que terminou quando o brasileiro fugiu para 5-3.

 

Pouco depois, o que parecia impensável estava mesmo confirmado. O brasileiro de 23 anos, vindo do qualifying, confirmava mesmo a maior vitória da sua carreira e uma das maiores surpresas da temporada. Agora resta a Wild esperar por Guido Pella ou Quentin Halys para saber quem é o próximo adversário… e continuar a sonhar alto!

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt