Monte Carlo assiste a algo que não acontecia há… 18 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 14, 2023

Andrey Rublev (5.º cabeça-de-série), Holger Rune (6.º), Jannik Sinner (7.º) e Taylor Fritz (8.º) são os protagonistas das meias-finais do Masters 1000 de Monte Carlo. Trata-se de um elenco aliciante, mesmo que não conte com algumas das grandes figuras do ténis mundial, com destaque para os quatro primeiros pré-designados, todos a caírem antes do que seria previsto teoricamente: Novak Djokovic, Stefanos Tsitsipas, Casper Ruud e Daniil Medvedev.

Para que se tenha noção, não haver pelo menos um dos quatro primeiros cabeças-de-série nas meias-finais de Monte Carlo é algo extremamente raro, muito por culpa da incrível sequência de Rafael Nadal, que chegou a conquistar este torneio durante oito anos consecutivos e que conta com 11 troféus da prova monegasca no palmarés. Para sermos mais concretos, é preciso recuar 18 anos para encontrar a última vez que tal tinha acontecido.

Richard Gasquet estava nesta ronda como um qualifier, enquanto o próprio Nadal era o 11.º cabeça-de-série, Guillermo Coria era o 6.º favorito e Juan Carlos Ferrero competiu com um convite da organização. Agora estão os pré-designados imediatamente seguintes aos quatro primeiros!

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt