Swiatek arrasa Paolini e conquista Roland Garros pela quarta vez em cinco anos

Por José Morgado - Junho 8, 2024
iga-rg

Iga Swiatek, número um do Mundo, conquistou este sábado o título de Roland Garros pela quarta vez nos últimos cinco anos (2020, 2022, 2023 e 2024). É o quinto título de Grand Slam da jovem polaca de apenas 23 anos recém-cumpridos, uma vez que também venceu a edição de 2022 do US Open.

A incontestável melhor jogadora da atualidade derrotou na final da edição de 2024 do maior torneio de terra batida do Mundo a italiana Jasmine Paolini, número 15 do Mundo (vai entrar no top 10 na segunda-feira pela primeira vez), estreante em finais Majors, por 6-2 e 6-1, num encontro resolvido ligeiramente acima da uma hora de duração. Paolini até entrou melhor e foi a primeira a chegar ao break no terceiro jogo, mas a partir daí foi completamente dominada… e só ganhou mais um jogo. Swiatek controlou todos os aspetos do jogo, ultrapassando a rival em potência e qualidade como tantas vezes tem feito ao longo dos últimos anos neste torneio. Swiatek ainda volta a Paris este ano para os Jogos Olímpicos, precisamente neste court…

Iga, campeã de Madrid e Roma também esta temporada, fecha a época de terra com 19 vitórias consecutivas e 21 triunfos seguidos em Paris. Só Naomi Osaka se aproximou (e muito) de fazê-lo, quando teve um match point na segunda ronda.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt