Sinner pode recuperar a liderança do ranking ATP (apenas por uma semana) antes de Alcaraz voltar a competir

Por José Morgado - Setembro 30, 2025

A luta pela liderança do ranking mundial até ao final de 2025 parecia praticamente resolvida com os recentes títulos de Carlos Alcaraz em Cincinnati, US Open e Tóquio, mas a desistência do espanhol do ATP Masters 1000 de Xangai, na próxima semana, reabre (ligeiramente) as contas. O espanhol vai terminar a semana com mais de 2.600 pontos de vantagem para o italiano Jannik Sinner no ranking ATP mesmo que o italiano conquiste o ATP 500 de Pequim, mas o italiano poderá recuperar a liderança mundial ainda antes de Alcaraz voltar a competir no circuito, somente nos últimos dias de outubro, durante o ATP Masters 1000 de Paris, em França.

É que Sinner vai competir quer no ATP Masters 1000 de Xangai, quer no ATP 500 de Viena, pelo que passa a ter hipóteses matemáticas de recuperar a liderança mundial, ainda que somente durante uma semana.  Feitas as contas, Sinner recuperará o número um do Mundo caso conquiste os títulos em Pequim, Xangai e Viena. Se isso acontecer, entrará em Paris como líder mundial, mas perderá sempre a liderança ATP na semana seguinte, uma vez que os pontos das ATP Finals de 2024 (1500 de Sinner, 200 de Alcaraz) serão descontados nessa semana, pelo que Sinner entrará sempre nas ATP Finals… como número dois.

Qualquer derrota num desses torneios significará que Alcaraz não perderá a liderança em nenhum momento até às Finals, onde à partida o número 1 de final de ano será verdadeiramente decidido entre os dois…

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com