Ruud supera Rune em duelo louco e está na final de Acapulco

Por José Morgado - Março 2, 2024
ruud

Casper Ruud, de 25 anos, terá este sábado uma chance de ouro para vencer um primeiro título de carreira acima da categoria ATP 250, depois de esta sexta-feira se ter apurado para a final do ATP 500 de Acapulco, no México. O norueguês, que já atingiu três finais de Grand Slam, uma nas ATP Finals e outra em Masters 1000, está pela primeira vez na final de um ATP 500.

Numa meia-final de loucos, com vários pontos incríveis, Ruud venceu o vizinho escandinavo Holger Rune, sétimo do ranking ATP, por 3-6, 6-3 e 6-4, em 2h22, depois de virar de 2-4 15-40 no terceiro e decisivo set. É a segunda final em duas semanas para Casper, que perdeu a de Los Cabos diante de Jordan Thompson.

Agora, o atual 11.º ATP — que irá voltar ao top 10 na segunda-feira — vai defrontar outro australiano: Alex De Minaur, nono ATP e campeão em título. Demon venceu o único duelo entre ambos a nível ATP (NextGen Finals 2019), mas Ruud venceu quando se defrontaram nas meias-finais do Braga Open em 2018.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt