Ruud regressa a Roland Garros com vitória muito tranquila

Por José Morgado - Maio 30, 2023
ruud

PARIS. FRANÇA. Casper Ruud, número quatro do Mundo, garantiu esta terça-feira a qualificação para a segunda ronda de Roland Garros. De regresso ao torneio onde em 2022 alcançou a sua primeira final de Grand Slam — perdendo apenas com Rafael Nadal –, o norueguês de 24 anos mostrou-se interessado em contrariar a tendência de uma temporada que não lhe tem corrido como ele gostaria.

Ruud derotou na primeira ronda do torneio o qualifier sueco Elias Ymer, número 154 do Mundo, por 6-4, 6-3 e 6-2, num encontro que foi sempre controlando a seu belo prazer, diante de um rival que não conseguiu fazer melhor do que o seu irmão Mikael, também eliminado na primeira ronda. Ruud relembrou na entrevista em court a primeira vez que jogou no Suzanne Lenglen (perdeu com Roger Federer).

Na segunda ronda, Ruud tem encontro marcado com o vencedor do encontro entre o cazaque Alexander Bublik e o italiano Giulio Zeppieri.

Quem também seguiu em frente para a segunda ronda foi o norte-americano Tommy Paul, número 17 do Mundo, que despachou sem grandes problemas o qualifier suíço Dominic Stricker, por 6-3, 6-2 e 6-3. Paul é o mais provável rival de Ruud nos oitavos-de-final, mas antes terá de defrontar na segunda eliminatória o chileno Nicolas Jarry, recentemente campeão de Genebra, num duelo que promete muito…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt