Portugal perde com Brasil e despede-se da Austrália sem vitórias na bagagem

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 15, 2025

Portugal terminou a sua participação no playoff de acesso à ronda de apuramento para a fase final da Billie Jean King Cup com a derrota frente ao Brasil. A equipa das quinas cedeu por 3-0, tal como tinha acontecido diante da anfitriã Austrália, pelo que se despede sem qualquer triunfo na bagagem.

Tudo começou com um desaire de Matilde Jorge (255.ª) diante de Nauhany Vitória Leme da Silva (672.ª), prodígio de 15 anos que é conhecida como Naná. A jovem brasileira saiu por cima com os parciais 7-5 e 6-4, sendo que virou um 3-5 no primeiro parcial. Já no segundo singular, Francisca Jorge (202.ª) não resistiu a Laura Pigossi (193.ª), por 6-4 e 6-4, enquanto Angelina Voloshchuk Inês Murta conquistaram o único set luso nesta participação, perdendo com Ingrid Martins Luisa Stefani por 6-1, 4-6 e 6-3.

Asim, Portugal irá regressar ao Grupo I da Zona Europa/África em 2026, enquanto o Brasil vai discutir na madrugada de sábado para domingo o lugar na próxima fase com a Austrália.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt