Para a história! Borges, Faria e Rocha formam trio inédito em Roland Garros

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 23, 2025

Pela primeira vez na história, Portugal vai ter três representantes no quadro principal masculino de um torneio do Grand Slam. Depois de várias ocasiões com dois jogadores, Henrique Rocha foi a última peça para formar o puzzle em Roland Garros, ao ultrapassar uma batalha brutal na última ronda do qualifying em Paris, juntando-se a Nuno Borges Jaime Faria, que tiveram entrada direta.

Naquele que é o único Grand Slam em que nunca um português passou da terceira ronda, fica marcada a primeira vez que três vão mesmo disputar o quadro principal de um Major. Se juntarmos o ténis feminino, tal já tinha acontecido, mas este momento fica cravado na história.

Recorde-se que este cenário até já se podia ter verificado no Australian Open de 2021, quando Pedro Sousa (direto) e Frederico Silva (via qualifying) jogaram o quadro principal em Melbourne Park. João Sousa também teria entrada direta na lista do Happy Slam, mas testou positivo à Covid-19 e nem chegou a viajar para a Austrália.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt