Norrie radiante após bater Nadal: «É a melhor vitória da minha carreira»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 31, 2022

Cameron Norrie derrotou Rafael Nadal na quinta tentativa. O britânico, número 14 do ranking ATP, alcançou uma reviravolta impressionante na United Cup, terminando em grande estilo. Por tudo isso, Norrie não tem dúvidas ao classificar este triunfo como o melhor da sua carreira, até porque nunca tinha ganho um set a Rafa.

EVOLUÇÃO CONTRA NADAL

Sempre acreditei que tinha um bom ténis para o defrontar, mas enrolava-me sempre. As primeiras vezes que joguei com ele forem em terra batida, no Court Rafa Nadal em Barcelona, uma vez na Austrália e outra na final de Acapulco. Esta era a terceira em piso rápido e senti que era capaz de neutralizar os pontos um pouco mais e não o deixar dominar com a direita, já que encontrei mais profundidade com a minha.

REAÇÃO DE NADAL NO TERCEIRO SET

Especialmente no 4-3 fiz grandes pontos, alguns do mais alto nível, e outros que foram exigentes fisicamente. Fui capaz de aguentar e depois fiz um jogo sólido para me afastar. Essa foi a diferença. O ténis reduz-se sempre a isso e fui capaz de ser melhor do que ele. Mantive a concentração e a disciplina e fui eficaz com o serviço e a direita quando foi preciso. Taticamente, acho que fiz um encontro inteligente.

MELHOR VITÓRIA DA CARREIRA

É a melhor vitória da minha carreira, especialmente pelo ranking e por derrotar alguém como o Rafa, tão competitivo que é. Sei que é o seu primeiro encontro da época, mas foi um grande triunfo. Arrasou-me nas últimas vezes que jogámos, então fico feliz por lhe ganhar uma. Joguei realmente bem.

Norrie agiganta-se na United Cup e estraga estreia de Nadal na nova temporada

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt