Nadal desdramatiza derrota: «Sei que tenho muito para melhorar mas tenho tempo para isso»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 31, 2022

Já houve derrotas que levaram Rafael Nadal a mostrar-se preocupado com a forma como chegaria a um grande torneio. A que sofreu diante de Cameron Norrie no arranque da United Cup não foi uma delas. O número dois do ranking ATP desdramatizou, deu mérito ao britânico e garantiu que há tempo e espaço para crescer até ao Australian Open.

ANÁLISE AO ENCONTRO

Dou o mérito todo deste resultado ao Cameron. É um jogador de topo, conhecemo-nos bem e fez tudo perfeito. Há que colocar as coisas em contexto. Se os pontos de Wimbledon tivessem contado ele estaria muito mais alto no ranking. Sei que posso fazer as coisas muito melhor, mas não diria que foi um desastre. Tenho de estar mais sólido, cometer menos erros e melhorar o meu físico porque me faltou velocidade. À medida que for jogando vou melhorar na tomada de decisões nos momentos importantes.

DERROTA SEM DRAMA

Se ganhar um encontro sei que tudo vai melhorar e vou jogar mais relaxado. É momento de aprender com as coisas negativas desta derrota, embora também tenha feito coisas bem e seja possível extrair coisas positivas de ter lutado até ao fim com um grande jogador que está com muito mais ritmo do que eu. Tenho a sensação de que tenho de melhorar muitas coisas para lutar por coisas importantes, mas também tenho tempo para o fazer nas próximas duas semanas.

ARRANQUE DIFERENTE

Arrancar a temporada numa competição por equipas é diferente. Há muito bom ambiente, conhecemo-nos todos muito bem e sabemos que o formato nos dá muito pouca margem de erro. Agora estamos de baixo de pressão e é preciso puxarmos uns pelos outros.

Norrie agiganta-se na United Cup e estraga estreia de Nadal na nova temporada

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt