Norrie agiganta-se na United Cup e estraga estreia de Nadal na nova temporada

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 31, 2022

À quinta foi de vez! Cameron Norrie fez uma exibição de altíssimo nível para derrotar Rafael Nadal na United Cup, estragando desta maneira a estreia do número dois do ranking ATP na nova temporada. Trata-se da maior vitória da carreira do britânico, que nunca sequer tinha vencido um set diante do espanhol nos quatro encontros anteriores.

E a verdade é que a história até parecia que se ia repetir depois de uma primeira partida autoritária de Nadal. A questão é que Norrie baixou a cabeça, continuou a lutar e acabou a vencer com os parciais 3-6, 6-3 e 6-4, ao cabo de quase três horas. O número 14 do ranking ATP ainda salvou três pontos de break na reta final do encontro, ao passo que se demonstrou muito forte para selar a vitória com um jogo de serviço em branco.

Trata-se também de um resultado importante para a Grã-Bretanha, que se coloca imediatamente em vantagem diante da Espanha, sabendo que mais duas vitórias garantem a conquista do grupo e o consequente apuramento para as City Finals.

Quanto a Nadal, o espanhol saiu cabisbaixo, isto num duelo em que deixou sensações distintas. Houve momentos, especialmente no primeiro set, em que não deu hipótese e fez a direita funcionar com muita velocidade, mas do segundo parcial para a frente acumulou demasiados erros não forçados. Algo que quererá corrigir já no duelo com Alex de Minaur.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt