Nadal arranca temporada com uma derrota apenas pela terceira vez na carreira

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 31, 2022

Rafael Nadal já sabia que ia ter um teste muito exigente para abrir a temporada, mas a verdade é que tudo se veio mesmo a confirmar, com Cameron Norrie a derrotar o número dois do ranking ATP. O britânico alcançou uma reviravolta impressionante na United Cup, sendo que acabou por confirmar algo muito raro na carreira do espanhol. É que é preciso usar uma lupa para encontrar épocas em que Rafa começou a perder.

Ora, esta foi apenas a terceira vez que tal aconteceu e a primeira desde 2015, então quando perdeu com o alemão Michael Berrer em Doha. Antes disso só mesmo no longínquo ano de 2004, num encontro em que foi ultrapassado pelo francês Thierry Ascione.

Em jeito de comparação, recorde-se que Nadal teve o melhor arranque da sua vida em 2022, ao vencer os primeiros 20 encontros. A primeira derrota só surgiu na final do Masters 1000 de Indian Wells, quando jogou lesionado — como se soube mais tarde — diante de Taylor Fritz.

Nadal irrita-se com jornalistas: «Devem querer mesmo que eu acabe a carreira»

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt