This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Wilander: «Swiatek ainda é mais favorita para Roland Garros do que o Nadal»
Mats Wilander, antigo número um mundial, voltará a ser um dos especialistas do Eurosport durante a edição de 2021 de Roland Garros. O sueco falou com o Bola Amarela sobre os temas quentes do momento e apontou o nome daqueles que são os seus favoritos à conquista do torneio francês.
“A Swiatek e o Nadal, os campeões em título, são os meus favoritos. Acho a Iga ainda mais favorita do que o Rafael, o que é impressionante de pensar. Acho que ela já mostrou que pode lidar com a pressão ao vencer em Roma. De certa forma, já estás a defender o teu título em Roland Garros assim que pisas a terra batida no ano seguinte. Acho que, ao vencer Roma, ela está a dizer que pode defender o seu título e que é a melhor jogadora de terra batida do Mundo. Ela provou isso”, disparou o sueco.
E Nadal, que tipo de dificuldades poderá ter? “Não tenho certeza se Rafa está tão forte quanto antes.. No entanto, no ano passado foi o Roland Garros mais fácil que ele conquistou e estou seguro de que ele vai ganhar de novo. Acho que ele será aqui e ali dominado em alguns dos seus encontros diante de tenistas mais jovens, mas acabará por ser campeão na mesma. A única forma de tal não acontecer é se ele não chegar tão confiante a encontros com Djokovic ou Tsitsipas e um deles poder fazer a diferença”.
O sueco acha que o grego é mais perigoso para Nadal do que Zverev, que o derrotou em Madrid. “Stefanos Tsitsipas é o próximo jovem a ganhar um Grand Slam. Eu acho que ele é o tenista que parece o mais obcecado com isso. O Dominic Thiem costumava ter aquele olhar, mas esfriou depois de ganhar o US Open, o que é normal. Neste momento, o Tsitsipas tem aquele olhar que diz que quer ganhar a tipos como o Nadal ou Djokovic em Grand Slams. É tem essa vontade, essa obsessão.”
E o que significaria para o ténis que Rafael Nadal ultrapassasse o recorde de Roger Federer com 21 Grand Slams já na próxima quinzena? “Será inacreditável se o Rafa consegue conquistar seu 14.º título em Roland-Garros, um recorde incrível que vai nunca vai ser batido. Se ele chegar aos 21, provavelmente há um ser humano que tem a chance de ultrapassá-lo e esse é Novak Djokovic, porque não acredito que jamais teremos uma situação em que alguém vai ganhar 21 Majors. Eu sei que dissemos isso sobre Pete Sampras – nos 14 – mas agora estamos a falar de outros números. Eu não acredito que um jovem de 18 anos vai aparecer e simplesmente ganhar a todos durante anos. É possível, mas eu não acho que isso vá acontecer com a forma como o jogo está, com os jogadores a baterem todos cada vez mais forte. Só acho que será impossível ser tão consistente. Eu acho que é um oportunidade enorme para o Nadal fazer história.“
- Categorias:
- Roland Garros