Matilde Jorge ganha, Francisca Jorge perde e par vai decidir subida de Portugal na BJK Cup

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 10, 2022
matilde-jorge
Foto: Sara Falcão/FPT

A luta pela subida ao Grupo 2 da zona Europa/África da Billie Jean King Cup vai ficar resolvido apenas no par decisivo. Portugal e Macedónia do Norte dividiram os encontros de singulares no playoff de promoção que se está a jogar em Skopje, com a equipa das quinas a depositar as esperanças no embate de pares.

Matilde Jorge (674.ª) entrou bem na eliminatória, que foi adiada por um dia devido à chuva, ao derrotar Magdalena Stoilkovska (1357.ª), com os parciais 7-6(4) e 6-3. No entanto, Francisca Jorge (377.ª) não conseguiu contrariar o favoritismo de Lina Gjorcheska (273.ª), que se mostrou mais forte e fechou com um claro 6-1 e 6-1.

Com o empate, Francisca Jorge e Matilde Jorge voltam ao court para tentar garantir a subida de divisão de Portugal, num duelo que vão travar precisamente com Gjorcheska e Stoilkovska ainda este domingo.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt