Kika vs. Matilde e Faria vs. Rocha nas finais de singulares do Nacional

Por José Morgado - Novembro 10, 2023
rocha-nacional

As irmãs Francisca Jorge, hexamcampeã nacional em título aos 23 anos, e Matilde Jorge, de 19, vão discutir este sábado, uma vez mais, a final do Campeonato Nacional Absoluto, depois de esta sexta-feira terem vencido (de maneira bem distinta) os respetivos embates das meias-finais no complexo de ténis do Jamor.

Kika, primeira cabeça-de-série do torneio, derrotou a jovem Angelina Voloshchuk por 7-6 e 6-2, ao passo que Matilde, sobreviveu a um duelo fabuloso de 3h30 entre antigas campeãs, impondo-se a Inês Murta por 6-4, 6-7 e 7-5. Francisca derrotou Matilde na final do ano passado, mas desde então a irmã mais nova já conseguiu impor-se à mais velha por duas vezes…

A final masculina também vai colocar frente a frente dois tenistas do Centro de Alto Rendimento da Federação: Henrique Rocha e Jaime Faria. Nas ‘meias’, Rocha venceu o melhor encontro da semana no Nacional diante de Pedro Araújo, por 7-6, 4-6 e 6-1, em três horas, ao passo que Faria se impôs ao jovem João Dinis Silva, de 16 anos e que também treina no CAR, por 6-4 e 6-4. Será a primeira final de singulares no Nacional para qualquer um dos dois…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt