Jogaço: Monteiro bate Vale em batalha de três horas rumo aos ‘quartos’

Por José Morgado - Julho 16, 2020
joao-monteiro
FOTO FPT

João Monteiro, antigo top 250 do ranking mundial, venceu esta quinta-feira porventura aquele que foi o melhor encontro de toda a série de quatro semanas de torneios em Portugal e apurou-se para os quartos-de-final do Campeonato Nacional Absoluto, prova que venceu em 2016 e 2018 e que este ano se está a disputar no complexo do Monte Aventino, na sua cidade do Porto.

A antiga estrela do circuito universitário norte-americano, ao serviço de Virginia Tech, derrotou nos ‘oitavos’ Duarte Vale, um dos jogadores em grande destaque nas últimas semanas e o tenista português em melhor plano da atualidade nos Estados Unidos, por 6-7(7), 7-6(5) e 6-3, numa batalha de três horas em que o portuense não enfrentou um único ponto de break.

Depois de dois sets sem breaks nem break points decididos somente nos detalhes dos tie-breaks, Monteiro revelou-se mais fresco e mais esclarecido taticamente na terceira partida, que acabou por dominar desde que alcançou uma quebra de serviço importante logo no primeiro jogo.

Nos quartos-de-final de sexta-feira, segue-se um duelo muito interessante em perspetiva diante de Gastão Elias, ex-top 60 ATP.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt