João Sousa fica pelos ‘quartos’ do ATP de Córdoba

Por José Morgado - Fevereiro 10, 2023
Créditos: Miguel Pinto/FPT

João Sousa, número dois português e caído para o 162.º posto do ranking ATP depois de perdidos os 250 pontos do título no ATP de Pune, que caíram na segunda-feira, foi derrotado esta sexta-feira nos quartos-de-final do ATP 250 de Córdoba, na Argentina, falhando por pouco o acesso à 22.ª meia-final da sua carreira no circuito ATP.

A jogar uns ‘quartos’ pela primeira vez desde maio (Genebra, quando foi vice-campeão), o vimaranense de 33 anos não resistiu ao seu velho conhecido espanhol Albert Ramos, 54.º ATP e campeão em título neste torneio, cedendo por 6-4, 2-6 e 6-1, numa batalha de 2h15. Sousa até foi o melhor jogador durante quase a totalidade dos dois primeiros sets, mas teve uma quebra de rendimento na terceira partida, fase em que Ramos se mostrou mais forte fisicamente. Houve mesmo um episódio em que Sousa foi penalizado por ir à casa de banho numa troca de lado e demorar tempo a mais…

Ramos vai defrontar Francisco Cerundolo ou Federico Coria nas meias-finais de sábado, ao passo que João Sousa segue para Buenos Aires, mas ainda não se sabe se para jogar quadro principal ou qualifying. O português garante 45 pontos e uma subida ao 141.º posto da hierarquia ATP.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt