João Sousa deixa escapar batalha de três sets e falha ‘quartos’ em Kitzbuhel

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 27, 2022

João Sousa estava à procura de se apurar para os quartos-de-final de um torneio ATP pela 36.ª vez (!) na carreira, mas falhou esse objetivo em Kitzbuhel. Na terra batida austríaca, o melhor português de sempre foi eliminado pelo checo Jiri Lehecka (68.º ATP) numa dura batalha apenas resolvida no terceiro parcial.

O português de 33 anos, número 61 do Mundo, disse adeus com os parciais 7-6(6), 1-6 e 6-3, ao cabo de sensivelmente duas horas e meia de encontro, sendo que começou por deixar escapar um primeiro set que parecia bem encaminhado. Sousa liderou por 5-3, serviu para fechar a 5-4, mas foi quebrado e no tie-break ainda virou o 0-4 para ter um set point, mas não o aproveitou.

Seguiu-se uma grande reação no segundo set, onde arrasou Lehecka, antes de uma terceira partida em que só houve break points num único jogo de serviço. Infelizmente, isso aconteceu no saque de João Sousa, no oitavo jogo, com o checo a aproveitar para depois selar a vitória logo de seguida.

Com este desaire na segunda ronda em Kitzbuhel, João Sousa faz agora as malas para viajar rumo a Los Cabos, no México, onde tem entrada direta no quadro principal como um dos cabeças-de-série, já em piso rápido.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.