Jelena Ostapenko despede-se de 2017 com uma vitória sobre Karolina Pliskova
Jelena Ostapenko despediu-se da sua melhor temporada de sempre na carreira, até agora, com uma vitória sobre Karolina Pliskova. A jovem letã, que se qualificou pela primeira vez para as WTA Finals, derrotou a antiga número um mundial por 6-3 e 6-1 ao passo de 68 minutos num encontro que serviu apenas para cumprir calendário, já que Pliskova tinha garantido o acesso às meias-finais.
Jelena Ostapenko aproveitou um maior relaxamento da número três da hierarquia WTA para se impôr logo desde o primeiro momento. Os primeiros jogos duraram bastante tempo com oportunidades de break para os dois lados, mas a jovem de 20 anos e campeã de Roland Garros acelerou na reta final para dar de vencida a primeira partida ao cabo de mais de 40 minutos.
Mais célere foi o segundo set, que apenas durou 25 minutos, e no qual Ostapenko perdeu apenas três pontos com o seu serviço. As estatísticas finais apontam 25 winners e 14 erros para a letã, enquanto que Pliskova não conseguiu compensar os seus 17 erros não forçados com os oito winners.
Grupo Branco:
- Karolina Pliskova (4-2 em sets, 2 vitórias, 1 derrota)
- Garbiñe Muguruza (2-2 em sets, 1 vitória, 1 derrota)
- Venus Williams (2-3 em sets, 1 vitória, 1 derrota)
- Jelena Ostapenko, 3-4 em sets, 1 vitória, 2 derrotas