Gasquet sem dúvidas: «Sinner e Alcaraz nunca vão ter a qualidade de Nadal em terra batida»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 19, 2025
Foto: EPA

A épica final de Roland Garros entre Carlos Alcaraz Jannik Sinner trouxe logo muitas comparações entre os dois jovens e o Big Three. Ora, haverá poucas pessoas mais habilitadas do que Richard Gasquet para falar sobre isso, tendo em conta a geração a que pertence. E o francês pede calma no momento de colocar Alcaraz e Sinner no patamar de Rafael Nadal, Roger Federer ou Novak Djokovic.

“Nadal tinha uma qualidade incrível. Estou convencido de que em Roland Garros, no seu melhor momento, estaria por cima de Sinner e Alcaraz. Quando joguei contra o Jannik não joguei nada bem, perdi 6-3, 6-0, 6-4. Tenho 39 anos. Se tivesse jogado contra Rafa ao mesmo nível, ele não me teria dado mais do que dois jogos”, começou por afirmar no podcast Super Moscato Show.

Mas Gasquet vai mais longe quanto a Nadal. “Rafa tinha um nível tão alto que podia ganhar sempre Roland Garros. Sinner e Alcaraz nunca vão ter a qualidade de Nadal em terra batida. No seu tempo, as finais duravam três ou quatro sets, era demasiado forte para os outros”, acrescentou.

Por outro lado, também falou de Djokovic e Federer. “Djokovic não está a jogar ao mesmo nível esta temporada que há uns anos, mas mesmo assim ganhou ao Alcaraz no Australian Open. Por outro lado, Jannik tem 23 anos e Carlos tem 22. É preciso esperar até alcançarem o seu máximo potencial. Federer jogou melhor com 27 ou 28 anos do que com 22. Joguei contra Novak em 2015, quando era número 10. Perdi 6-2, 6-2, 6-3. E na altura estava no topo. Sinner é incrível, mas ainda está abaixo do Big Three. Claro que vai melhorar”, rematou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt