Francisca Jorge desperdiça match points, Matilde Jorge também cai no Porto Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 19, 2023
francisca jorge final
Divulgação/FPT

Francisca Jorge, número um nacional e 317.ª do ranking WTA, deixou escapar a oportunidade de se apurar para os oitavos-de-final do Porto Open, torneio ITF que distribui 40 mil dólares em prémios monetários. A portuguesa não conseguiu aproveitar quatro match points e acabou mesmo por ser eliminada na segunda eliminatória.

A defender o estatuto de 13.ª cabeça-de-série, Kika cedeu diante da chinesa Xinyu Gao (434.ª), com os duros parciais 6-1, 4-6, 7-6(4), ao cabo de intensas 2h42. A portuguesa entrou a voar no encontro, deixou-se empatar e depois liderou por 5-3 no terceiro set. Nesse momento, não conseguiu aproveitar três match points no serviço, bem como não capitalizou numa outra oportunidade quando Gao servia a 5-6.

Leia também:

 

Quem também se despediu, deixando o quadro de singulares sem representação portuguesa, foi Matilde Jorge (235.ª). A irmã mais nova de Francisca ainda tirou um set a Lesley Pattinama Kerkhove (235.ª WTA e segunda cabeça-de-série), mas foi eliminada com os parciais 6-4, 1-6 e 6-0.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt