EUA derrotam Grã-Bretanha em embate brutal na United Cup e mantêm tudo em aberto

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 31, 2023

No mais emocionante — e um dos mais bem jogados — da United Cup 2024 até agora, os Estados Unidos, campeões em título, resistiram à Grã-Bretanha com drama pelo meio e evitaram que a seleção britânica carimbasse de forma imediata o apuramento para os quartos-de-final. Assim, fica tudo em aberto para a última jornada, até com a Austrália, que defronta os norte-americanos, a manter-se na luta por um lugar nos ‘quartos’.

Tudo começou com Katie Boulter (56.ª) a agigantar-se para somar a maior vitória da carreira, ao virar de 7-5 e 3-0 abaixo com dois breaks de vantagem, diante de Jessica Pegula (5.ª). O resultado final foi de 5-7, 6-4 e 6-4, mas Taylor Fritz (10.º) adiou tudo para os pares mistos ao bater Cameron Norrie (18.º), por 7-6(5) e 6-4.

Leia também:

 

Na hora das decisões, Fritz e Pegula superaram Boulter e Neal Skupski com drama pelo meio, com os parciais 1-6, 7-6(4) e 10-7. Os britânicos tiveram um break de vantagem no segundo set, três pontos de break para se voltarem a afastar a 4-4, e ainda lideraram por 4-2 no match tie-break. Certo é que os norte-americanos escavaram fundo e resistiram, deixando tudo por resolver para a última jornada, com todos os cenários em aberto. Passa o primeiro lugar e o melhor segundo dos três grupos de Sydney e o melhor segundo dos grupos de Perth.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt