DE LOUCOS! Tsitsipas elimina Medvedev em duelo incrível e vai lutar pelas ‘meias’ com Rublev

Por Pedro Gonçalo Pinto - November 16, 2022

Numa batalha verdadeiramente fantástica, que teve de tudo um pouco, Stefanos Tsitsipas ultrapassou Daniil Medvedev, eliminou o russo e criou um duelo de tudo ou nada com Andrey Rublev a valer um lugar nas meias-finais das ATP Finals. Foi apenas a quarta vitória do helénico em 11 encontros com o russo, mas já lá vamos!

O número três do ranking ATP bateu o quinto classificado, triunfando com os parciais 6-3, 6-7(11) e 7-6(1), em cerca de duas horas e meia, deixando Medvedev sem hipóteses de seguir em frente, tendo em conta que perdeu um duelo igualmente espetacular e decidido no tie-break do terceiro set com Rublev. Certo é que a história do duelo vale mesmo a pena detalhar.

Tsitsipas aproveitou o único break point que houve para qualquer um dos jogadores nos dois primeiros sets, chegando ao tie-break da segunda partida com hipótese de resolver a questão. E teve três match points na mão durante esse desempate, antes de Medvedev dar a volta e manter-se vivo na discussão. Eis que, no terceiro parcial, Tsitsipas enfrentou o único break point em todo o duelo, então a 3-3, e parecia que Medvedev ia disparar para o triunfo.

Só que não. Tsitsipas até viu a hipótese de fazer o contra-break sair gorada logo de seguida, mas o russo não teve calma para fechar o encontro no serviço a 5-4. O grego seguiu para o tie-break e jogou esse momento quase na perfeição, perante um Medvedev de cabeça perdida e frustrado pelas oportunidades desperdiçadas.

Desta forma, as contas são muito simples. Com Novak Djokovic sentado no trono do Grupo Vermelho, Rublev e Tsitsipas disputam um encontro a valer o segundo lugar, sem que importe o desfecho em termos de sets, enquanto Djokovic e Medvedev vão disputar um duelo sem implicação na tabela.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.