Brasil é convocado para duelo contra Suécia pela Copa Davis

Por Bola Amarela - Janeiro 5, 2024
thiago wild davis
Sportsfotograf.com

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou, nesta sexta-feira (5), os jogadores convocados para o confronto do Brasil contra a Suécia pelos qualifiers da Copa Davis, nos dias 2 e 3 de fevereiro. A disputa será na quadra rápida coberta da Helsingborg Arena, em Helsingborg, na Suécia.

O capitão do Brasil, Jaime Oncins, chamou Thiago Wild (número 79 do ranking ATP), Thiago Monteiro (122º), Felipe Meligeni (148º), Gustavo Heide (247º) e Rafael Matos (59° no ranking de duplas da ATP).

Oncins espera encontrar na Suécia condições parecidas com as do confronto contra a Dinamarca, em setembro passado, que classificou o time brasileiro para esta fase.

Mais um confronto fora de casa. Acredito que as condições estarão bem parecidas com o confronto contra a Dinamarca, em questão de piso e quadra coberta. Alguns jogadores estarão vindo da temporada de quadra dura na Austrália, outros da América do Sul. Todos já reconhecem a importância da Copa Davis e estamos entusiasmos e otimistas para o confronto”, disse Oncins.

OS CONVOCADOS

Thiago Wild – Atualmente é o melhor brasileiro no ranking da ATP – 79º colocado – e chega à sua oitava convocação. O paranaense tem oito títulos ATP Challengers, quatro deles só em 2023, e ainda surpreendeu na última edição de Roland Garros, quando superou o então número 2 do mundo, Daniil Medvedev, e alcançou a terceira rodada do Grand Slam.

Leia também:

Nadal desperdiça match points, perde grande batalha de 3h25 e preocupa com lesão
Bia Haddad é a segunda tenista confirmada no WTA 500 de Abu Dhabi
[VÍDEO] Ostapenko perde a cabeça após polêmica: “Não te quero mais nos meus jogos!”

Thiago Monteiro – Mais experiente da equipe, o cearense está na 13ª convocação para defender o Brasil na Copa Davis e conquistou a maior vitória da carreira na última participação, quando venceu o então número 4 do mundo, Holger Rune, contra a Dinamarca fora de casa. Monteiro atualmente ocupa a posição 122ª do ranking da ATP e soma nove títulos ATP Challengers no currículo, além da medalha de bronze na última edição dos Jogos Pan-Americanos.

Felipe Meligeni – Terá sua sétima oportunidade na Copa Davis e chega após disputar, pela primeira vez, a chave principal de um Grand Slam. 148º colocado no ranking da ATP, o paulista conta com três títulos ATP challengers, o último deles no ano passado, na França.

Gustavo Heide – O jovem paulista de 21 anos também faz parte da nova geração do tênis brasileiro e recebe a segunda convocação para o Brasil. Atual 247º do mundo, Heide chega na sua melhor fase, após garantir o vice-campeonato do ATP 125 de Bogotá, na Colômbia, e conquistar a medalha de ouro nas duplas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. No torneio, ainda alcançou o quarto lugar na chave de simples, após disputa pelo bronze contra Thiago Monteiro.

Rafael Matos – Atual 59° no ranking de duplas da ATP, o gaúcho está na quinta convocação para a Copa Davis. Na carreira, conquistou seis títulos ATP 250 e foi campeão do Australian Open de 2023 nas duplas mistas, ao lado da também brasileira Luisa Stefani.