Becker não tem dúvidas: Nadal ainda é o favorito em Roland Garros

Por José Morgado - Março 1, 2023

O alemão Boris Becker acredita que o espanhol Rafael Nadal ainda é o favorito para conquistar o título de Roland Garros, mesmo numa altura da sua carreira em que continua a enfrentar uma série de problemas físicos, que atrapalharam o seu desempenho no Australian Open e o fizeram desistir da disputa dos Masters 1000 de Indian Wells e Miami.

Becker falou ainda também sobre o objetivo de o sérvio Novak Djokovic ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. “Pessoalmente, não acho que o Novak esteja a pensar no Golden Slam. Acho que ele quer vencer o 23.º Slam da carreira, que seria o recorde. O próximo grande torneio é Roland Garros onde, a meu ver, o favorito ainda é o Rafael Nadal.”, disse Becker ao Eurosport. “Mas o Novak está logo atrás dele. Vamos ver o que estes dois grandes campeões vão fazer nesse torneio”, acrescentou o germânico, destacando os 14 títulos de Nadal em Roland Garros, onde Djokovic conquistou dois troféus.

O alemão, recentemente libertado da prisão, lembrou Federer para falar do domínio do Big Three. “Acho que o Djokovic, juntamente com  o Nadal e o Federer, não são apenas ícones do ténis e do desporto, são ícones culturais. Eles têm seguidores que vão muito além dos seus respetivos países – Sérvia, Espanha e Suíça. O impacto que têm no ténis é enorme. Só entenderemos verdadeiramente o quão grandes eles são quando todos se retirarem”, assegurou o alemão.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt