ATP vai testar regras inovadoras… mas só no torneio de pares em Madrid

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 2, 2024
2023-04-29 MUTUA MADRID OPEN 2023 CAJA MAGICA MADRID (SPAIN) DANIIL MEDVEDEV PHOTO: Diego Souto / MMO

Vem aí um teste muito importante no Masters 1000 de Madrid. É que os tenistas já terão sido informados de que a ATP vai ensaiar uma série de regras inovadoras… mas só no torneio de pares. Tudo isto dentro da linha do que tem acontecido nas Next Gen Finals, com o objetivo de acelerar o jogo.

Uma das principais medidas é que os tenistas só terão 15 segundos antes de começar o ponto seguinte quando a troca de bolas tiver menos de três pancadas. Caso ultrapasse, então os 25 segundos habituais podem ser utilizados. Por outro lado, também o descanso de jogadores fica diferente: ninguém se senta nas trocas de lado durante o primeiro parcial, sendo que a compensação surge no fim da primeira partida, com uma pausa maior para o segundo set.

Leia também:

 

Por outro lado, também a própria entrada nos quadros de pares será diferente. Das 32 vagas, 13 seriam para jogadores que competem no quadro de singulares, 16 para os que só dependem do ranking de pares e as restantes três para wild cards.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt