Alcaraz tem sete títulos aos 19 anos: como se compara com Nadal e Djokovic?

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 19, 2023

Carlos Alcaraz não perdeu tempo para aumentar o seu palmarés em 2023. O jovem espanhol de 19 anos estreou-se esta temporada no ATP 250 de Buenos Aires e impressionou para conquistar o troféu, elevando para sete o número de títulos na sua curta e já muito bem sucedida carreira. Este feito foi alcançado em nove finais disputadas, mas há uma pergunta que se impõe: de que forma é que se compara com Rafael Nadal Novak Djokovic na mesma altura?

Ora, Alcaraz tem mais títulos do que Djokovic antes de celebrar o 20.º aniversário, já que o sérvio chegou a esse dia com cinco troféus. No entanto, Nadal mostra-se noutro patamar, uma vez que já tinha 16 títulos no momento em que soprou 20 velas.

Ainda assim, é importante referir que Alcaraz ainda se poderá aproximar de Nadal neste departamento, tendo em conta que faz anos a 5 de maio. Em teoria, segundo o calendário previsto para Alcaraz, o espanhol deverá disputar o ATP 500 do Rio de Janeiro, o ATP 500 de Acapulco, o Masters 1000 de Indian Wells, o Masters 1000 de Miami, o Masters 1000 de Monte-Carlo, o ATP 500 de Barcelona e o Masters 1000 de Madrid até cumprir 20 anos. Se os ganhar todos, fica com 14.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt