Alcaraz e Ruud para a história: US Open não tinha uma final tão jovem há 32 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 10, 2022

A final do US Open é verdadeiramente da nova geração, com o duelo entre Carlos Alcaraz Casper Ruud a personificar isso mesmo na perfeição. De um lado, o espanhol com 19 anos. Do outro, o norueguês com 23. Uma oportunidade de ouro para ambos, já que vale também a subida ao primeiro lugar do ranking ATP. Certo é que será a final mais jovem do Grand Slam nova-iorquino nos últimos 32 anos.

Com uma idade combinada de 42 anos, Alcaraz e Ruud só são batidos por uma batalha que ficou cravada na história. Foi ‘aquele’ encontro entre Pete Sampras Andre Agassi na final de 1990, num dos primeiros duelos (o terceiro) de uma das mais históricas rivalidades do ténis mundial. Sampras tinha 19 e Agassi 20, pelo que batem o registo de Alcaraz e Ruud.

Sendo este o terceiro duelo entre Alcaraz e Ruud, será que também pode ser o primeiro mais marcante de uma intensa rivalidade para a história?

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt