Olá, 2025: cinco tenistas que entusiasmam para a nova temporada no circuito WTA

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 5, 2024

A temporada de 2025 está mesmo ao virar da esquina, pelo que importa olhar para aquilo que a nova época nos pode trazer. Quem irá conseguir dar um grande salto no circuito WTA na próxima temporada? Aqui deixamos cinco candidatas a entusiasmar nos próximos meses.

PAULA BADOSA

Depois de uma lesão nas costas a tirar do radar, Badosa disparou na segunda metade da temporada e foi uma das melhores do Mundo. Assim se explica que esteja no 12.º lugar e com claríssimas hipóteses de atacar o regresso ao top 10 ao longo de 2025. É um nome a seguir de muito perto.

DIANA SHNAIDER

Com apenas 20 anos, conquistou quatro títulos — varreu todas as superfícies –, terminou o ano com 55 vitórias e também ela está a bater à porta do top 10. Sem dar muito nas vistas e sem ter também o alarido de outras jovens figuras, Shnaider foi muito consistente e há espaço para melhor ainda mais.

MIRRA ANDREEVA

Por falar em alarido, Andreeva tem-no toda, mas de forma justificada, diga-se. Com apenas 17 anos e até limitada na quantidade de torneios que pode disputar, ocupa o 16.º posto do ranking WTA e parece destinada a estar perto do topo durante muitos e longos anos. Está a amadurecer o seu ténis rapidamente e isso notou-se na consistência em termos de resultados.

NAOMI OSAKA

Não há surpresa em relação ao nível que a japonesa pode apresentar. Basta ver que esteve muito perto de eliminar Iga Swiatek em Roland Garros, por exemplo. Se se mantiver saudável e recuperar o ritmo de forma constante, pode perfeitamente lançar-se outra vez em todas as discussões nos grandes torneios e até no ranking também.

EMMA RADUCANU

Houve vários sinais muito positivos nesta temporada de regresso ao ténis depois de tirar 2023 para recuperar de múltiplas intervenções cirúrgicas. As lesões voltaram a aparecer, mas Raducanu mostra-se mais madura, parece saber melhor o que quer atingir dentro do court e as exibições têm seguido essa linha também. Será que se vai afirmar de forma estável em 2025?

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt