Bia Haddad sai atrás, mas supera estreia dura em Wimbledon 2023

Por Bruno da Silva - Julho 5, 2023
haddad maia wimbledon 2023
Reprodução/Wimbledon

Como previsto, a estreia de Bia Haddad em Wimbledon 2023 não foi fácil, mas a brasileira derrotou a cazaque Yulia Putintseva (56ª) de virada e está na segunda rodada do Slam britânico. A número 13 do mundo anotou 3-6, 6-0 e 6-4, em 2h11. Este foi o segundo confronto entre as duas, e a segunda vitória da ex-top 10 por 2 sets a 1.

Na primeira parcial, que foi paralisada pela chuva duas vezes, Putintseva começou com uma quebra, que acabou sendo decisiva. Bia Haddad melhorou seu nível no saque desde então e não foi mais ameaçada, mas a cazaque errou pouco e administrou a vantagem para fazer 6-3.

O segundo set, porém, foi totalmente diferente. Bia Haddad melhorou ainda mais seu nível no serviço – colocou 94% do primeiro saque em quadra e venceu 82% dos pontos nesta situação -, enquanto o de Putintseva despencou. A brasileira venceu 87% dos pontos na devolução do segundo serviço e, cada vez mais irritada, a cazaque perdeu a concentração. A brasileira fechou o set com 15 a 3 em winners, seis a oito em erros não-forçados, e anotou 6-0, em pouco mais de meia hora.

Bia Haddad parecia em controle do terceiro set após abrir 4-1 e teve dois break points para abrir duas quebras de vantagem, mas Putintseva buscou forças para reagir e venceu três games seguidos para igualar a parcial. A brasileira, porém, voltou a confirmar o serviço e, sacando para se manter no jogo em 4-5, a cazaque foi muito conservadora e acabou quebrada.

Na segunda rodada, Bia Haddad encara a romena Jaqueline Cristian (133ª da WTA), que superou Lucia Bronzetti (47ª), finalista em Bad Homburg na semana passada.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.