Indian Wells vai ter um novo campeão: o que significa para cada um dos candidatos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 17, 2023

Agora já está mesmo confirmado. A edição de 2023 do Masters 1000 de Indian Wells vai coroar um novo campeão do torneio californiano, conhecido como o quinto Grand Slam. Carlos Alcaraz mede forças com Jannik Sinner na meia-final da metade superior do quadro, enquanto Daniil Medvedev Frances Tiafoe vão a jogo na metade inferior, em encontros a realizar neste sábado.

Ora, a verdade é que há implicações muito importantes para este quarteto no que ao ranking diz respeito. O caso de Alcaraz já foi tantas vezes falado, uma vez que o troféu lhe dará o regresso à liderança do ranking ATP, ultrapassando Novak Djokovic. Já Sinner garante o regresso ao top 10 com a chegada à final, sendo que o título — o primeiro na categoria — significaria um salto para o sexto lugar da hierarquia mundial, um novo máximo de carreira.

 

Para Medvedev, a subida ao quinto lugar está assegurada, mas o russo procura um quarto título consecutivo, depois de Roterdão, Doha e Dubai, bem como espera ficar ainda mais perto dos postos de topo. Quanto a Tiafoe, o norte-americano tenta o seu primeiro troféu Masters 1000, com o título a valer a subida inédita ao top 10, diretamente para o 8.º lugar.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt