Corretja aconselha a Alcaraz a esquecer luta para ser número um do Mundo

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 4, 2023

O Australian Open trouxe uma mudança importante no ranking ATP, com Novak Djokovic a recuperar a liderança da hierarquia mundial, colocando um ponto final nas 20 semanas de reinado de Carlos Alcaraz. O espanhol falhou o primeiro Grand Slam da época devido a lesão, pelo que agora tentará voltar ao posto de número um, mas Alex Corretja, antigo tenista espanhol, deixa um conselho claro.

AUSÊNCIA NA AUSTRÁLIA

É uma pena porque estava a trabalhar muito duro para jogar bem na Austrália. Acho que o grande esforço que fez para ganhar o US Open, para ser número um do Mundo, lhe tirou muita energia, o que é normal. É preciso tempo para entender o que acontecer ao ser número um e as expectativas à volta disso. Estará pronto outra vez em breve.

SEM OBSESSÃO POR SER NÚMERO UM

Não acho que deva ficar obcecado por ser número um do Mundo. O objetivo dele neste momento deve ser defender esse posto porque, se acontecer isso, vai ser mais duro. Não seria apenas mais pressão, mas também um peso adicional nos seus ombros, algo de que não precisa sendo tão jovem.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt