Alcaraz não pára de fazer história e alcança registos incríveis rumo aos ‘quartos’ do US Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 6, 2022

Carlos Alcaraz teve de sofrer, mas acabou por derrotar Marin Cilic e garantir um lugar nos quartos-de-final do US Open. Tal como já tantas vezes tem acontecido ao longo desta temporada, o jovem de 19 anos continua a reescrever os livros da história e a colocar-se na companhia de lendas, algo que voltou a fazer com este acesso ao top 8 do Grand Slam norte-americano.

Pois bem, Alcaraz garantiu, desde logo, que vai pelo menos entrar no top 3 mundial, sendo que tem hipóteses de chegar ao trono. Certo é que será o quinto mais novo a saltar para o pódio, com 19 anos e 4 meses, apenas superado por Andre Agassi (18 anos, 6 meses e 8 dias), Bjorn Borg (18 anos, 6 meses e 14 dias), Boris Becker (18 anos, 6 meses e 18 dias) e Rafael Nadal (19 anos e 3 dias.

Por outro lado, é o mais jovem de sempre na Era Open a alcançar quartos-de-final consecutivos no US Open. Para encontrar alguém mais novo a fazer isso é preciso recuar aos tempos em que o ténis não funcionava como hoje em dia, com Lew Hoad Ken Rosewall em 1952 e 1953.

Alcaraz bate ex-campeão Cilic em batalha épica que acabou às 2h30 da manhã e vai ser (pelo menos) top 3 ATP

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt