WTA junta-se à ATP e também tira pontos de Wimbledon em 2022

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 20, 2022

Poucos minutos depois de o ATP Tour anunciar que vai retirar os pontos de Wimbledon em 2022, a WTA seguiu pelo mesmo caminho e confirmou que o torneio feminino também não irá atribuir pontos para o ranking devido à decisão que a AELTC tomou de banir os russos e bielorrussos.

“Acreditamos que atletas num desporto individual não devem ser penalizados ou impedidos de competir por causa da sua nacionalidade ou decisões tomadas pelos governos dos seus países. Como resultado da posição da AELTC, a WTA tomou a decisão difícil de não atribuir pontos WTA em Wimbledon este ano”, lê-se no comunicado da WTA.

“A posição que estamos a tomar é sobre proteger a igualdade de oportunidades que jogadoras da WTA devem ter de competir enquanto atletas. Se não assumirmos esta posição, abandonamos o nosso princípio fundamental e permitimos que a WTA se torne um exemplo de apoio à discriminação baseada na nacionalidade noutros eventos ou em outros regiões do Mundo”, refere.

Resta agora saber que implicação terá no ranking e se os pontos de 2021 vão simplesmente desaparecer da lista de cada jogadora.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//bolamarela.pt/bomba-wimbledon-nao-tera-pontos-atp-em-2022/

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt