BOMBA: Wimbledon não terá pontos ATP em 2022

Por José Morgado - Maio 20, 2022
wimbledon

É a notícia que promete marcar a atualidade de ténis nas próximas semanas. O ATP Tour decidiu esta sexta-feira que não vai atribuir pontos ao torneio de Wimbledon em 2022, na sequência de o Grand Slam britânico — o torneio de ténis mais antigo do Mundo — ter banido os jogadores russos e bielorrussos por causa da invasão que continua por estes dias em território ucraniano.

“A decisão de Wimbledon de proibir jogadores russos e bielorrussos de competir no Reino Unido neste verão mina o princípio da não discriminação e integridade do sistema do ranking ATP. Sem uma mudança nas circunstâncias, é com grande pesar e relutância que não vemos outra opção a não ser remover os pontos de Wimbledon para 2022. As nossas regras e acordos existem para proteger os direitos dos jogadores como um todo. Decisões unilaterais desta natureza, se não acordadas, abrem um precedente prejudicial para o resto de um circuito que opera em mais de 30 países”, pode ler-se no comunicado do ATP Tour.

Entretanto, a Federação Internacional de Ténis, que tutela os torneios de juniores e cadeiras de rodas, anunciou que também não dará pontos a esses eventos. Falta saber aquilo que decidirá fazer o circuito WTA…

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.