Wilander dá conselho a Swiatek: «Não pode ter a pressão de ser a próxima Graf ou Serena»
Iga Swiatek está a entrar numa fase particularmente delicada da sua temporada, já que defende aquela impressionante série de 37 vitórias que fez crescer ao longo de 2022. A número um do Mundo enfrenta uma tarefa muito exigente, sendo que Mats Wilander deixou alguns conselhos à polaca através do Eurosport.
“A Iga não pode ter a pressão de ser a próxima Graf ou Serena, que dominavam todas as superfícies. Talvez ela tenha problemas em relva ou hard courts contra um estilo de jogadora que bata na bola com força. O melhor para Swiatek é abrodar cada encontro como sempre fez, centrando-se em si própria, mas também a pensar na adversária. Quando ela joga realmente bem, começamos a pensar em coisas que são demasiado grandes para alguém tão jovem”, afirmou o sueco.
Wilander, ele próprio um antigo número um do Mundo, deixa o alerta de que é preciso ter a noção de que as derrotas vão surgir. Tanto no lado dos adeptos como especialmente no que diz respeito à própria Swiatek.
“É uma grande jogadora, uma grande campeã e vai ganhar muitos Grand Slams, mas é humana. Está a mostrar certas debilidades em termos mentais, certas frustrações, mas se não mostrasse isso não era a jogadora que é. É muito saudável para ela”, destacou.