Venus Williams: «Não queremos que jogadores como Serena e Roger Federer deixem o ténis»
Em entrevista ao Charleston Post and Courier, onde também abordou o regresso de Maria Sharapova, Venus Williams referiu-se ao sucesso que os trintões têm tido recentemente, tanto no circuito masculino como no feminino. E a americana, com 36 anos, é um excelente exemplo disso mesmo.
“Eu penso que isso (longevidade) é bom para o ténis porque algumas referências da modalidade se mantêm por mais tempo”, adianta a ex-número 1 mundal. “Ninguém quer ver Roger Federer retirar-se, queremos que ele fique. Queremos ver ténis de qualidade, toda a gente gosta dele”.
A sua irmã, Serena Williams, foi também alvo de análise por parte de Venus. “Serena é como Federer, uma mais valia para o ténis. É bom saber que enquanto vemos estes atletas lendários não temos de lhes dizer adeus”, refere, dando de seguida um exemplo curioso. “Olhem para Steffi Graf, que se retirou aos 27 anos, o que teria sido se ela tivesse jogado mais 10/15 anos? O que é que ela teria feito ainda mais pelo ténis? É por isso que temos que valorizar a longevidade destes atletas”.
Por fim, confrontada com uma hipotética conversa entre a Venus de 36 anos e a de 14, a americana fala que apesar de muitas coisas inesperadas terem acontecido, não tem nenhum tipo de arrependimento. “Eu vivi exatamente como queria. Não ganhei algumas partidas que deveria ter ganho, mas dei sempre tudo. Isso para mim é mais que suficiente”, garante. “Penso que não há nada melhor que viver a nossa vida exatamente da forma que queremos, o que nem sempre acontece mesmo que trabalhes muito ou penses que o mereces”.