Venus Williams despede-se do seu 24.º US Open com derrota arrasadora

Por José Morgado - Agosto 30, 2023
venus

Venus Williams, de 43 anos, competiu esta terça-feira por uma inacreditável 24.ª vez no US Open, o maior torneio do seu país — que venceu por duas vezes, em 2000 e 2001 — e acabou rapidamente derrotada na primeira ronda, em plena sessão noturna do Arthur Ashe Stadium, num encontro em que não se apresentou em condições mínimas do ponto de vista físico para ser competitiva.

A tenista que foi líder WTA e venceu sete Grand Slams em singulares entre 2000 e 2008 perdeu diante da belga Greet Minnen, vinda da fase de qualificação e atual número 97 mundial, por 6-1 e 6-1, num encontro resolvido em 1h15. Williams apresentou-se sempre muito limitada fisicamente — tem o joelho direito lesionado mas jogou por ser o US Open — e teve pela frente uma rival que jogou um encontro quase perfeito do ponto de vista tático. Para Venus, esta foi a sua derrota mais pesada da carreira em quase três décadas a jogar este torneio.

Minnen marca encontro com outra norte-americana, a também qualifier Sachia Vickery, que surpreendeu a croata Donna Vekic na primeira ronda.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt