Velhos são os trapos! Kanepi tomba Sabalenka e completa Grand Slam de carreira em ‘quartos’

Por Bola Amarela - Janeiro 24, 2022

36 anos. Fora do top 100. Sem ultrapassar a terceira ronda de um Grand Slam desde 2019. Assim chegou Kaia Kanepi a Melbourne, mas a tenista da Estónia voltou a assumir o estatuto de tomba gigantes para somar uma das maiores vitórias da carreira rumo aos quartos-de-final do Australian Open pela primeira vez na carreira. Desta feita, a gigante que a 115.ª do Mundo deitou ao chão foi Aryna Sabalenka, vice-líder do ranking WTA.

Kanepi fechou com os parciais 5-7, 6-2 e 7-6(7), num encontro que teve uma reta final verdadeiramente de loucos. A estoniana liderava por 4-2 e teve quatro pontos de break para fazer o 5-2, mas Sabalenka inventou uma recuperação até ao 4-4, antes de disparar três duplas faltas e permitir que Kanepi servisse para fechar o encontro. Poucos segundos depois, Kaia chegou ao 40-0 e o encontro estava concluído… Só que não. Sabalenka salvou os três match points, apagou mais outro nas vantagens e aproveitou o seu segundo break point para fazer o 5-5.

Aí estava um ‘choke’ dificílimo de digerir pela veterana, mas Kanepi apagou a frustração e empurrou a decisão para o tie-break, onde entrou melhor para construir uma vantagem de 5-2. Mas seríamos ingénuos se pensássemos que o drama já tinha acabado. Sabalenka virou para 6-5 com mini-break de vantagem, só que não soube segurar esse ascendente e Kanepi só parou no 10-7. Ainda pensou que tinha fechado o encontro quando fez o 9-7, mas conquistou o direito de celebrar logo pouco depois.

Para a história fica um set final digno de um episódio inteiro da série que a Netflix está a produzir. Um episódio marcado por 15 duplas faltas de Sabalenka, que voltou a ser assombrada por esse problema nos momentos decisivos. Assim, Kanepi chega aos ‘quartos’ de um Slam pela sétima vez na carreira, completa o ramalhete nesse sentido e agora, frente a Iga Swiatek, vai à procura de atingir as meias-finais pela primeira vez. Uma loucura.

Bola Amarela