Vekic ganha 12 dos últimos 13 jogos e deixa Sabalenka em estado de choque no Dubai

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 20, 2024

Foi com um estrondo, mas no mau sentido, que Aryna Sabalenka jogou pela primeira vez desde que se sagrou bicampeã do Australian Open. A número dois do ranking mundial até parecia lançada para um triunfo mais ou menos rotineiro frente a Donna Vekic (31.ª) na segunda ronda do WTA 1000 do Dubai, mas acabou mesmo por ficar em estado de choque.

Para que se tenha noção da magnitude do que aconteceu, a bielorrussa liderou com set e 2-0 de vantagem, tendo ainda um break point nessa altura. O que se seguiu foi, no mínimo, inesperado. De repente, Vekic soltou todo o seu ténis, Sabalenka perdeu-se e não se voltou a encontrar, com a croata a ganhar 12 dos últimos 13 jogos para fechar com os parciais 6-7(5), 6-3 e 6-0, com um pneu a colocar o ponto de exclamação.

É a primeira vez que Sabalenka perde o seu primeiro encontro num torneio desde Gualadajara, em outubro de 2022, enquanto Vekic brilhou para marcar encontro com Sorana Cirstea (22.ª), que despachou Veronika Kudermetova (19.ª), por 6-1 e 6-4.

Quem conseguiu dar um pontapé na crise foi Maria Sakkari. No primeiro encontro desde que rompeu com Tom Hill e já fora do top 10, a número 11 do Mundo dominou Emma Navarro (23.ª), com os parciais 6-2 e 6-4, ficando agora com duelo agendado frente a Jasmine Paolini (26.ª), que ultrapassou Leylah Fernandez (33.ª), por 6-3 e 6-4.

Nota ainda para Marketa Vondrousova (8.ª), que continua a tentar recuperar a boa forma, desta feita ao bater Peyton Stearns (65.ª), com os parciais 6-1, 5-7 e 6-2.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt