Três chaves para Nadal bater Ruud na final de Roland Garros

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 5, 2022

Quando se pensava que o pé esquerdo de Rafael Nadal podia ceder, eis o que o rei da terra batida voltou a fazer das suas e já eliminou três top 10 — Alexander Zverev desistiu nas meias-finais — para alcançar a sua 14.ª final da carreira em Roland Garros. Rafa nunca perdeu na decisão em Paris e agora vai defrontar o ‘aprendiz’ Casper Ruud. O que tem de fazer para ganhar? Aqui ficam três chaves.

— Vincar a dimensão psicológica do encontro. Nadal é fortíssimo em todos os aspetos em Roland Garros e parece haver algo que o faz transcender-se sempre na catedral da terra batida. Se o espanhol conseguir trazer esse peso de forma palpável para o court, certamente Ruud terá dificuldades por pisar terrenos desconhecidos na sua primeira final do Grand Slam.

— Ser mais eficaz quando enfrentar pontos de break. Até agora, Nadal salvou ‘apenas’ 20 dos 38 break points que enfrentou, sendo que defronta um Ruud que criou 76 pontos de break ao longo do torneio até agora. Rafa será testado e, quando isso acontecer, terá de puxar pelo seu melhor ténis para evitar que o norueguês cresça.

— Nadal sabe melhor do que ninguém como jogar nos grandes momentos mas, perante um Ruud tão sólido na linha de fundo e capaz de entrar numa longa batalha, Rafa terá de ser agressivo para ditar a lei e deixar o norueguês desconfortável. Se Nadal tirar o chão a Ruud com um ténis ofensivo, o número oito do Mundo será obrigado a correr ele próprio muito mais riscos.


Transmissões de todos os jogos de Roland Garros é na betano.pt! Se és fã de ténis e queres acompanhar de perto o maior torneio de ténis francês, clica AQUI. Entra na Missão Roland Garros Betano, aposta e ganha com os teus dotes de adivinhação. Para isso, só tens de fazer uma aposta múltipla (3 ou mais seleções) no torneio, com o valor mínimo de 5€. Caso percas a aposta, recebes 50% do valor apostado até 20€.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.