Toni Nadal: «O meu sobrinho e o Federer transcenderam mais o ténis do que Djokovic»

Por José Morgado - Julho 10, 2023

Toni Nadal, tio e antigo treinador de Rafael Nadal, admite-se rendido aos feitos de Novak Djokovic, agora recordista de títulos de Grand Slam, com 23, mas insiste que o impacto do seu sobrinho e de Roger Federer fora da modalidade continua a ser maior.

“Federer e Nadal transcenderam o ténis muito mais do que Djokovic. E Federer mais do que ninguém. Creio que ele atingiu o nível mais elevado de ténis de sempre e fazia coisas que mais ninguém conseguia. Djokovic foi aquele que mais ganhou, mas Nadal teria ganho mais se não fossem as lesões. Perdeu muitos torneios”, disparou em entrevista ao ‘Clay Tennis’.

Toni diz no entanto que não há dúvidas sobre quem é o melhor. “Djokovic é o melhor porque ganhou mais títulos do que o Rafael. Vivemos num circuito em que se joga maioritariamente em piso rápido e o meu sobrinho joga sempre três Grand Slams em superfícies que não são as que ele mais gosta. E as ATP Finals são sempre jogadas em piso rápido o que na minha opinião também não faz sentido”, destacou.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt